NOIVASUL 2006


Em parceria com o Cartório Novo Mundo, os Caricaturistas, Eduardo Moreira e Natan expõe seus serviços de entretenimento para eventos, casamentos, festas de 15 anos, formaturas e arte para convites, recepção, etc... Confira abaixo as fotos de quem esteve na feira e ganhou de presente do Cartorio Novo Mundo e dos Caricaturistas um desenho com a sua caricatura...
http://clubecaricaturistas.multiply.com/photos/album/4
Aprendemos muita coisa nesta feira, NOIVASUL 2006, foi a a primeira vez que atendemos ao grande público, apresentando nosso trabalho para eventos, festas e casamentos, e descobrimos que a procura é grande, mas existem muitas dúvidas sobre o que é e como funciona, eu vou listar aqui algumas das perguntas mais frequentes:

1. O que é que os caricaturistas fazem na festa?
R. Os caricaturistas oferecem um serviço de ENTRETENIMENTO, durante o evento os artistas desenham as pessoas que se interessam pelas caricaturas, enquanto isso muitas pessoas assistem a apresentação dos caricaturistas e se divertem com a execução dos desenhos e as reações dos caricaturizados.

2. Quantos desenhos cada caricaturista faz?
R. O tempo médio de cada caricatura é de 5 minutos por pessoa, desenho do rosto apenas, com traço preto em papel liso tamanho A3 ou A4.
Cada caricaturista desenha entre 10 e 12 pessoas no período de 1 hora, podendo atender até 50 ou 60 pessoas num evento de 5 horas.
Este cálculo foi feito com base numa média, pois o tempo de cada arte pode variar bastante, entre 3 e 10 minutos dependendo do grau de dificuldade apresentado e de alguns fatores como cabelo, barba e acessórios, e se for nescessário acrescentar corpo, tema, situações ou até mesmo cor este tempo pode ser estendido até 15 ou 20 minutos. Mas tudo isso é préviamente acertado entre o artista e o cliente, que decide o que vai oferecer aos seus convidados.

3. Que material os artistas usam?
R. Os desenhistas já trazem consigo todo o material necessário para a execução das artes: Papel A3 Chambril 210 gramas branco, lapiseira, borracha, canetas Marcador Pilot 810, pranchetas manuais e plásticos. Materiais para as artes coloridas ou em superfícies diferentes (camisetas, telas, etc) devem sem contratados anteriormente.

4. Vocês fazem artes coloridas em eventos especiais?
Nós podemos fazer sim. Apesar de aproximadamente 95% dos clientes preferirem as caricaturas em preto e branco porque mais pessoas podem ser atendidas, pois para o artista fazer uma caricatura colorida consome o dobro do tempo de um arte em preto e branco.
Fazemos também caricaturas em materiais especiais como camisetas, telas, plásticos, papeis especiais e lisos, mas isso deve ser testado e contratado anteriormente ao evento, e o cliente deve fornecer o material especial.

5. Vocês desenham temas pré-definidos e papeis Personalizados?
O cliente pode sempre escolher o tema da sua festa e encomendar um material especialmente produzido para seu evento, para casamentos nós sempre sugerimos incluir na folha personalizada impressa um desenho do casal, o nome e a data do evento, ou logomarca para eventos de empresa.
Em alguns casos são oferecidos ao convidado papeis com o tema pré-definido, como Papai (ou mamãe) Noel, super-heróis, esportes ou corpinhos com a camiseta da empresa que patrocina o evento, etc... e nestas folhas o artista desenha apenas o rosto do convidado homenageado ligando-o ao corpo pré-impresso na folha.
Como exige-se um trabalho anterior ao evento, este tipo de serviço deve ser encomendado com uma boa antecedência ao evento, pois depende da produção de uma arte especial e serviço de impressão gráfica.

6. Que estrutura os desenhistas precisam para sua apresentação?

R. A estrutura é muito simples, um ambiente amplo e bem iluminado, uma mesa pequena ou apoio para os materiais, uma cadeira para cada desenhista e duas para os convidados. Se for ao ar livre e de dia, apenas uma área coberta (tenda) para evitar muita exposição ao sol. Dependendo do tipo de evento e número de convidados é necessário uma pessoa de apoio, para organizar fila/senha e outras funções.

7. Como eu sei que estou contratando um bom artista?
O traço de todos os artistas que participam dos eventos conosco tem um estilo similar, assimilados em parte pela experiência de TakoX ao longo de 15 anos em eventos e publicações. Nossas caricaturas são feitas em um estilo “tipo-cartoon”, são divertidas e um pouco exageradas, mas nunca depreciativas. Embora cada artista desenhe ligeiramente diferente, estará ainda no mesmo estilo do “Clube dos Caricaturistas” que é apresentado aqui neste site e em nosso diretório.

Participam destes eventos organizados por mim os artistas: Eduardo Moreira, Natan, Laqua, Tadao, e Dalton, o TakoX está atualmente no Japão, e continua desenvolvendo sua arte por lá, trabalhando igualmente em eventos e festas.

8. Como são os convites de casamento com caricaturas?
A caricatura pode ser o simples desenho do casal, ela de vestido de noiva, véu e grinalda segurando um buquê, e ele de fraque com uma flor na lapela, mas muita gente já opta por uma arte mais complexa, como detalhes e caracteristicas únicas do casal, como o hobbie ou o time preferido deles, a profissão de cada um, o carro, os cachorros, a prancha de surf, etc...Outros casais apelam ainda para a "Charge", que é fazer uma cena, como a noiva arrastando o noivo de um estádio de futebol para a igreja, o noivo numa prancha de surf carregando a noiva, ou o noivo amarrado, algemado, etc...O último caso, são as tiras e/ou histórias em quadrinhos, onde o casal conta uma história, como se conheceram por exemplo, ou de como aconteceu a história deles até chegar aquele momento, onde eles decidiram se casar.As artes para convites de casamento com caricaturas se tornaram bastante atrativas por sua beleza gráfica e irreverência. A surpresa de ver o casal de noivos em um desenho normalmente engraçado no momento em que você é convidado para o casamento deles já dita o "tom divertido" da festa que vai acontecer logo após a cerimônia, indica também que o casal é bem humorado, pois está fazendo uma brincadeira com sua própria imagem. As caricaturas não são depreciativas, isto é, não tem a intenção de fazer "chacota" com ninguém, mas sim encontrar uma forma bem-humorada de comunicar um momento que é todo especial, tanto para o casal quanto aos convidados.

9. Como faço a minha caricatura?
Para produzir as artes das caricaturas ao vivo, procure os caricaturistas no Shopping Estação, no Espaço das Artes em frente ao trem, todos os sábados (Entrada da Boulevard).
Ou virtualmente, você encontra o Eduardo no e-mail edzu@globo.com ou no site http://www.edzu.com/, e os outros desenhistas no site www.clubedoscaricaturistas.com.br.
Para fazer as caricaturas através da internet é simples: você envia um e-mail descrevendo o que você gostaria no seu desenho, envia as fotos de preferência uma foto só do rosto cada pessoa a ser caricaturizada, de frente e sorrindo, e uma do casal juntos e em pé, no formato JPEG. O desenho será entregue em formato digital (JPEG, com 300 dpi ou Corel-Draw) para você usar onde quiser (convite, lembrancinha, poster, e-mail, etc...), e o pagamento pode ser feito por transferência ou depósito bancário.


Tenha sempre em mente que "Caricatura é pura diversão" e mexer com a nossa imagem é exercitar a fantasia...

Eduardo Moreira - Caricaturista (41) 9133-1252

Comments